Todas Nossas Publicações

familianota7

O futuro da humanidade depende da família

O futuro da humanidade está nas crianças. A família é seu ninho das crianças. É na família que as crianças devem receber seu sustento, sua guarda e sua educação.

Sustento

O sustento consiste no alimento, no teto, na cama, no cobertor, na roupa, na higiene pessoal, nos medicamentos, ou seja, tudo ligado à sobrevivência. Sem isso, a criança não sobrevive ou, se sobrevive, não cresce saudável. Logo, o sustento é fundamental para a vida da criança. Não é possível falar em boa educação se a criança estiver passando fome. Ninguém aprende com fome, com sede, doente, ou com frio. Por isso, para o bom desenvolvimento da criança é preciso que a família lhe dê comida, bebida, medicamentos e roupas.
A família que não consegue proporcionar isso para as suas crianças precisa de ajuda. Nestes casos, o Estado deve e tem obrigação de intervir. Cabe ao Estado dar o complemento necessário para as famílias necessitadas, proporcionando escola em tempo integral, com refeições, uniforme, agasalho e medicamentos.

Guarda

A guarda das crianças também é de responsabilidade e direito da família. Ela deve cuidar para que as crianças não fiquem abandonadas, sejam vigiadas, sejam representadas pela família. Até os 16 anos o menor é incapaz. Ele deve ter alguém para representá-lo na vida, fazer sua inscrição das escolas, internação em hospital, ser responsável civilmente pela criança. Logo, uma família tem o poder de guarda sobre as suas crianças. E, quando a família não dá conta do recado, o Estado também pode tirar-lhe a guarda. São situações excepcionais, porém existem e nos mostram o valor que a criança tem para a humanidade. A criança não é propriedade da família. A família pode guardá-la e criá-la, mas deve agir bem na sua tarefa, sob pena de intervenção do Estado.

Educação

O sustento e a guarda estando em harmonia, podemos pensar em educação. O sustento e a guarda têm relação com a sobrevivência da espécie humana. Já a melhora da espécie depende da educação. E não se trata de apenas educação cognitiva, mas sim educação moral e ética. É na família que as crianças aprendem amar e a odiar, a agirem individual ou coletivamente. A educação se desenvolve muito pela imitação. Uma criança que tem uma família em harmonia, tende a procurar ser mais harmônica. Já uma criança que recebe estímulos de violência e intolerância dentro de casa, tende a ser mais violenta e intolerante na sociedade. Por isso a importância dos adultos de dentro das famílias se comunicarem e interagirem sem violência, com diálogo construtivo, estimulando a expressão das crianças. As crianças terão a tendência de reproduzir no mundo a experiência que tiveram dentro de suas famílias. E por isso, como dito no início: a humanidade depende da família.

Compartilhe esse artigo!