Todas Nossas Publicações

árvore genealógica

Árvore genealógica da sua família – como iniciar essa experiência transformadora

A preservação e manutenção dos laços familiares é a base da Família Nota 7. Por isso, nada mais natural do que refletir sobre como registrar a história da família e criar sua árvore genealógica, não é mesmo?

O privilégio de conhecer a nossa história

Se visitar suas principais memórias, boas ou ruins, verá que muitas delas estão ligadas à sua família. A relação entre Família e Memória é extremamente entrelaçada. A trajetória de nossos antepassados nos trouxe até aqui, influenciam diretamente o que comemos, como festejamos, como nos relacionamos em família e em sociedade.

As histórias que nossos avós compartilhavam em uma tarde de domingo são mais do que contos do passado, são partes importantes da colcha de retalhos que é a memória familiar. Por isso, conhecer nossa própria história é mais que um dever, é um privilégio. Nós recomendamos que cada um faça sua árvore genealógica, que é uma maneira visual e simples de documentar os personagens da nossa história.

Resgatando memórias

Mergulhar nesse passado e criar sua árvore genealógica é uma atividade recheada de boas surpresas e de momentos inesquecíveis. O primeiro passo pode ser mais simples do que parece: falar com aqueles que guardam a história da família na memória, os nossos anciãos. Por isso, aproveite se você ainda pode desfrutar da companhia de avós e bisavós. Se não, aproveite a presença de sua mãe, pai, tias e tios.

Essa também pode ser uma oportunidade de se reconectar com alguém com quem você não tem muito contato, como um parente que mora longe, algum conhecido com quem sua família acabou perdendo o convívio, mas que fizeram parte da sua história em algum momento.

Faça assim, separe um dia, faça um bolo, passe um café, reúna a família, faça uma conferência online ou ligue para membros importantes da família – o que importa é mostrar o respeito e carinho. Deixe essas pessoas contarem suas histórias, vá pescando nomes, datas, locais e detalhes que vão ajudar a compor o cenário dessa história.

Documente tudo

Procure gravar suas conversas com os membros da família, seja por vídeo ou áudio. Tire fotos de documentos, guarde fotos antigas e anote tudo. Assim você vai presentear as gerações futuras da sua família com um registro de seus antepassados, e isso certamente vai ter um tremendo impacto positivo na vida dos seus descendentes.

Ah! E uma dica! Quando for entrevistar essas pessoas, principalmente as que já são mais velhas, peça para essas pessoas deixarem uma mensagem para as gerações futuras, para os filhos, netos, bisnetos, tataranetos… Embora hoje em dia tenhamos sempre um celular ao alcance das mãos, seria bom usá-los para algo tão significativo como é passar esse fragmento de memória familiar adiante.

Árvore Genealógica – A preservação das nossas raízes

Você pode ir fazendo sua árvore genealógica junto com seus parentes, ou deixar para depois que tiver tudo em mãos. Isso depende de você – mas adiantamos que os mais velhos adoram ajudar nisso!

Existem diversas e excelentes opções online onde você pode organizar as informações que você coletar nas conversas, de planilhas até verdadeiras plataformas online. Aqui, vamos focar em uma que é super completa e totalmente gratuita.

Com mais de 20 anos de atividade, o FamilySearch é um dos principais sites de genealogia em atividade atualmente. Ele conta com recursos que vão desde o reconhecimento de documentos para extração de dados e digitalização online até o acesso a cópias de arquivos de mais de 100 países. O que é ótimo se você possui antepassados que imigraram.

Além de criar uma árvore genealógica pessoal, é possível guardar fotos, áudios e imagens da família para compor um projeto rico e completo. A interface é de fácil manuseio, tudo bem descomplicado para que você consiga armazenar seus dados com facilidade e eficiência.

Assim se cria mais uma memória afetiva. As crianças vão se lembrar desse dia em que ouviram a vovó contar dos antepassados que vieram de um lugar distante, viajando por muito tempo em um barco e que chegaram em um país desconhecido na esperança de construir uma vida nova. Dessa forma, essas crianças vão crescer com a consciência da importância de sua história e vão dar continuidade nesse projeto, passando para frente.

Quer ir mais fundo?

Para quem se entusiasmar com as descobertas ao construir a árvore genealógica, vale conferir a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que possui inúmeros jornais e revistas digitalizados (que passaram por um reconhecimento de escrita). Isso facilita a busca de palavras dentro de artigos, por exemplo.

Outra fonte muito interessante é o arquivo nacional, que traz registros de entradas de imigrantes no país. Há quem ainda visite o país dos antepassados em busca de informações. Já pensou que viagem mais significativa?

Para encontrar sua ascendência africana, a busca pode ser mais complicada. Isso porque, nessa parte lastimável da história do Brasil em que houve o tráfico humano em massa dos africanos, essas pessoas recebiam outro nome ao chegar no Brasil ou eram registrados como posse, sem o sobrenome. Este tópico merece um outro artigo só para ele! Mas não se desanime, há muitas formas de chegar lá.

Outra fonte importante de dados sobre quem você é são os testes de DNA para ancestralidade, que estão cada vez mais populares e acessíveis. O que acham de falarmos mais sobre esse assunto também?

 

Compartilhe esse artigo!