Todas Nossas Publicações

Dicas para ensinar respeito para crianças

Como formar crianças que respeitam

As crianças só poderão ter respeito se elas forem ensinadas. E respeito não é temor, nem falta de limites. Respeito é um ponto de equilíbrio para outros sentimentos e é a base das interações saudáveis. Veja nossas dicas sobe como formar crianças que respeitam!

A família assume a importância máxima na introdução do respeito como um valor a ser aprendido pelas pessoas. E isso começa quando são crianças. Por isso, é importante refletir como podemos formar crianças que respeitam.

As crianças só poderão ter respeito se elas forem ensinadas a tê-lo. Ou seja, se forem sistematicamente expostas às demonstrações de respeito, principalmente pelos seus pais – embora não só por eles.

Respeito x temor

Por outro lado, na semântica da palavra respeito há também a ideia do temor, do medo. É na situação quando acatamos alguém ou alguma coisa pelo temor da reação, das consequências que podemos sofrer. Mas aí, a reação é de medo ao poder de retaliação. Já o respeito não.

Respeito é o acatamento pelo reconhecimento do aspecto positivo da autoridade, competência ou qualidade.

Isso já seria suficiente para explicar que as crianças devem obedecer aos pais por respeito e não por medo. Do mesmo modo, os pais que não se preocupam com essa diferença não estão formando pessoas respeitadoras, mas sim temerosas.

Seu comportamento pode ensinar respeito

O ensinamento do respeito em famílias não deve ser feito apenas com palavras às crianças, mas, sobretudo por exemplos, pelo comportamento cotidiano dos pais.

Nesse sentido, quando pais discutem na frente dos filhos, quando um desautoriza o outro, quando um diz uma palavra negativa a respeito do outro, elevam a voz ou têm atitudes agressivas, estão ensinando desrespeito. Ou seja, não estão contribuindo para formar crianças que respeitam.

Da mesma forma, quando os pais não respeitam os filhos também estão ensinando desrespeito.

Tolerância não é respeito

Aí entra a questão entre a tolerância e o respeito. Respeitar as crianças não é tolerar tudo que elas queiram ou fazem. Porque, como visto, o excesso de tolerância é negativo e gera o desrespeito.

Entretanto, os responsáveis da criança precisam mostrar o limite da tolerância, ao mesmo tempo que devem explicar o porquê deste limite. Afinal, saber que há limite, ao contrário de tolher, irá auxiliar as crianças a se ajustarem às circunstâncias da vida, tornando-as mais fortes.

Respeito como ponto de equilíbrio

A família se fundamenta em diversos valores e no equilíbrio entre eles. Amor, afeto, diálogo, etc. Mas todos eles devem ser precedidos do respeito. O respeito dará equilíbrio aos outros sentimentos.

O respeito dará a temperança para coibir os excessos da tolerância.

Sem respeito, até o amor pode tornar-se excessivo e ser algo negativo, transformar-se em paixão exacerbada e instinto de posse.

Portanto, quem ama sem respeitar o ser amado não tem o verdadeiro amor.

E aí, o que acham? Concordam? Deixe seu comentário!

O Respeito é um dos  18 pilares que utilizamos para analisar a saúde de uma família. Lembrando que nossa análise não busca a perfeição: nós acreditamos que não existe família perfeita e que essa é uma ideia contraproducente baseada em nossas crenças.  Uma Família Nota 7 está indo muito bem!

Como resolver ou evitar o ressentimento (e preservar as relações familiares)

Já falamos um pouco sobre como o ressentimento, e como ele pode ser desproporcional à ofensa que o causou e até se transformar em rancor. Por conta disso, as ações de quem guarda o ressentimento podem ser exageradas e ter consequências graves.

Agora vamos falar sobre um pouco mais sobre como evitar ou curar um ressentimento, bebendo da fonte das antigas filosofias ou religiões.

Leia Mais »
você guarda ressentimento de aguém?

O ressentimento não é algo para se guardar

Você certamente já sentiu ressentimento e percebeu que fazia mal para você. Infelizmente, não aprendemos muito sobre ele, e por isso ficamos sem saber como agir – ou pior, agimos sem pensar. Leia mais sobre isso com a gente!

Leia Mais »

Compartilhe esse artigo!