Todas Nossas Publicações

Como lidar com a doença na família?

A vida é o bem mais precioso do ser humano. (Tem gente que defende que a honra é mais importante que a vida, mas nós aqui ficamos com a vida mesmo). 

Além da vida, temos a saúde como um valor fundamental.  E são vários aspectos que a saúde pode ficar debilitada. O primeiro é a doença física. Ela atinge o corpo do indivíduo de forma que ele não funcione bem. Dependendo da doença pode causar disfunções leves ou até mais graves. 

A doença física todo mundo conhece. Mas há outros tipos: a doença psicológica, a doença afetiva, a doença espiritual e outras. Mas qualquer que seja a doença, importante é diagnosticá-la com a maior brevidade, usando a experiência, a ciência, se a doença for física, escolher o médico mais confiável. 

Conheça a doença e quem já teve

Se o diagnóstico for muito grave é importante ter uma segunda ou terceira opinião para formar um juízo de valor mais confiável. Não é difícil acontecer erros de diagnóstico. O mesmo com o exame. Em situação de doença muito grave detectada em um exame, é importante repeti-lo e ter certeza da informação. E, acima de tudo, não negar a doença que é diagnosticada. Isso porque, negar que a doença existe é fazer com que ela fique mais grave. Por que cuidar de algo que se nega a existência? Negar a existência não ajuda a achar a cura. 

Além disso, procurar interagir com pessoas que já passaram por doenças parecidas, ajuda muito. É extremamente benéfico conversar com outras pessoas que superaram a doença ou que já estão em fases mais avançadas da cura. Se a doença for psicológica, é importante procurar um psicólogo de confiança para ajudar. Saber que, às vezes, este tipo de doença não é isolado de uma pessoa da família, mas pode surgir e se manter por conta do ambiente em que a pessoa está, em relação aos outros membros da família.

Outro tipo de doença

Se a doença for espiritual, procurar o padre, o pastor, o rabino, ou aquela pessoa que tem autoridade espiritual com a família. A opinião destas pessoas pode ser muito valiosa para a cura da família. O poder de uma ideia pode ser grandioso. E, às vezes, quando a família está com alguma doença espiritual, um conselho, uma opinião, uma ideia vinda de alguém que exerce a função de um líder espiritual pode ajudar a curá-la. Um bom amigo, ou amiga, às vezes, pode exercer esta função. 

Vá além de tratar

Lógico que, além de curar a doença, tão importante quanto, é prevenir para que ela não venha. Vivemos em uma época de muita informação. Assim, prevenir doenças é sempre algo polêmico. Mas cada família deve seguir os hábitos que achar mais convenientes para os seus membros com o fim de preveni-las. 

E por fim, saber que a doença é uma probabilidade durante a vida faz com que as pessoas, quando todos os seres da família estão saudáveis, agradeçam a Deus, ao destino, à vida, ao Universo, ou aquilo que acreditarem. 

Compartilhe esse artigo!