Todas Nossas Publicações

familianota7

Família é Segurança

Casa, morada, residência, lar… são várias as palavras para indicar o local onde pessoas vivem. Seja de apenas um cômodo, ou uma mansão, não importa. O que importa são as pessoas que nela vivem, que moram juntas e formam, assim, uma família pequena.
Desde os tempos das cavernas esse lugar tinha um significado para os seus membros: segurança. Era nesse lugar, nesse lar, que os humanos primitivos se protegiam contra as intempéries (temporais, inundações, raios), contra ataque dos animas e de outras tribos. E lá faziam o fogo, dando segurança para se alimentarem, se protegerem do frio e afastarem os animais nocivos.
Se você for ver no dicionário, a palavra lar vem do lugar onde se acendia o fogo, a lareira e com o tempo foi associado aos ancestrais, à família, e aos deuses protetores. Lar significava segurança. E o fogo (lar) de antigamente está presente em todas as casas: no fogão a gás ou a lenha.
Milhões de anos se passaram, mas o sentido continua o mesmo. Desde criancinha associamos a nossa casa o sentido de segurança. Voltar pra casa significa também voltar à segurança. Segurança significa “ausência de perigo”. E é isso que todos procuram ter em suas casas: ausência de perigo. Não só dos perigos das intempéries ou dos ataques, mas para o ser humano de hoje em dia essa expectativa de segurança vai muito além da segurança física – muito importante e óbvia.
A família significa para cada um de seus membros o sentido da segurança em seu sentido mais amplo. A segurança do apoio, a segurança da compreensão, a segurança da defesa incondicional, a segurança afetiva, a segurança do acolhimento. É moda falar em “empoderamento” e “pertencimento”. Onde esses dois sentimentos são mais férteis do que no seio da família? Sem o apoio da família é árdua a busca por se empoderar e nulo o sentimento de se pertencer. É verdade que a família, às vezes, pode justamente fazer o contrário, ou seja, tirar o seu poder, deixar você se sentir sem pertencer aquele lugar ou aquelas pessoas mas, nesses casos, talvez seja a própria família que está com problemas e não necessariamente só na relação com você.
Mas normalmente, quando falta saúde, quando há problemas financeiros, quando há alguma morte, ou situação difícil é a família que nos ajuda a enfrentar. É na hora do aperto que se percebe a importância da família: não é à toa a expressão “lar, doce lar”. Qual a nota, de zero a dez, para o item “segurança” da sua família?

Compartilhe esse artigo!