Todas Nossas Publicações

familianota7

Família: Mutualismo ou Parasitismo?

Nas nossas aulas na escola aprendemos que há na natureza alguns tipo de relacionamento entre os seres. O mutualismo é aquela relação em que todos se beneficiam. Um ajuda o outro no seu crescimento e em sua reprodução. Já o parasitismo não é assim. No parasitismo somente um ser se beneficia do outro.
Nas relações familiares não é muito diferente. Há pessoas que fazem bem aos que estão em volta e com isso alimentam toda a família. Há outras, porém, que vêem a família apenas como uma fonte para se beneficiar e não um lugar onde podem contribuir.
No mutualismo familiar as pessoas perguntam a elas mesmas o que podem fazer para melhorar a família. No parasitismo, as pessoas perguntam a elas mesmas, o que a família pode fazer por elas e a relação fica pesada.
A melhor relação em uma família é o de mutualismo. Lógico, que há momentos na vida em que o cobertor está mais curto para uma pessoa e mais longo para outra. Aí elas podem se ajudar e cobrir todos com amor e solidariedade. Porém, em uma família onde sempre há um com vista a se beneficiar dela, sem amor, apenas com olhar de aproveitamento, olhando a família como utilidade, aí não é amor, é parasitismo.
O estabelecimento de bons limites ajuda com que as relações se mantenham positivas e amorosas.

Compartilhe esse artigo!