Todas Nossas Publicações

Mapeamento Genético ou Teste de Ancestralidade – Por que fazer?

Saiba mais sobre o teste de ancestralidade ou mapeamento genético para descobrir de onde vieram seus ancestrais.

Você já se perguntou por onde andaram seus ancestrais?

Estamos falando sobre a importância da história familiar já tem um tempo. Seja aqui no nosso blog ou nas nossas outras redes sociais, estamos conversando sobre a questão da memória e ancestralidade e como são aspectos importantes na nossa vida cotidiana. Falamos sobre como construir sua árvore genealógica e as opções digitais para te ajudar nessa jornada. 

Mas e se eu não tenho como acessar esse passado? Como descobrir as origens da minha família

Por inúmeras razões, você pode se deparar com empecilhos na descoberta do passado da sua família. Pessoas que tiveram antepassados escravizados, por exemplo, se deparam constantemente com falhas nos registros de seus ancestrais. 

Seja por essa ou outras razões, uma alternativa que se torna cada vez mais viável, é o mapeamento da sua ancestralidade através de um teste genético.

Mapeamento genético ou teste de ancestralidade – como funciona?

O mapeamento genético ou teste de ancestralidade funciona assim, você recebe o kit do teste na sua casa e coleta uma pequena quantidade de saliva para ser enviada ao laboratório. Depois, o resultado do teste vem no formato de um relatório informando de quais países e regiões os seus antepassados vieram. 

Através de uma vasta base de dados, esses laboratórios conseguem cruzar as suas informações genéticas, rastreando a origem geográfica de até 8 gerações passadas! Incrível, não é?

Fique atento na hora de escolher seu teste de ancestralidade!

Existem muitos testes de ancestralidade no mercado, mas cada um tem uma área de especialidade e nem todos estão disponíveis por aqui. Por exemplo, algumas empresas focam sua atuação no mapeamento de pessoas afrodescendentes, oferecendo um resultado mais detalhado e completo. 

O importante é que o laboratório de sua escolha ofereça o que você precisa

Benefícios para além da curiosidade!

Talvez um dos maiores benefícios desse teste de ancestralidade seja para conhecer o histórico médico que o seu genoma pode revelar. Além disso, muitos laboratórios também oferecem um levantamento das doenças que seu histórico familiar tem mais pré-disposição para desenvolver, como câncer, diabetes, pressão alta, entre outras. 

Essas informações podem ser decisivas para saber como podemos ajustar nossa vida para prevenir essas comorbidades, seja mudando nossos hábitos cotidianos ou realizando exames médicos com foco nesses problemas.

Outro benefício é atualmente estudado pela Psicogenealogia Evolutiva, ramo da ciência médica que estuda os impactos que o estudo da genealogia familiar tem no nosso psicológico. Para os pesquisadores desse ramo, o impacto dessa viagem pelos caminhos dos seus antepassados, pode trazer benefícios para a sua vida cotidiana. 

“Quando conhecemos nossa história familiar, percebemos certas circunstâncias e temos a chance de ressignificá-las”, afirma Letícia Baccin, professora na Escola Internacional de Psicogenealogia Evolutiva. 

E aí, preparado para essa jornada?

Continue pesquisando sobre teste de ancestralidade

  • Canal Genoma USP – este vídeo mostra uma explicação científica do teste no laboratório – veja aqui
  • Uma das empresas que faz o teste de ancestralidade publicou um vídeo com as descobertas de Lázaro Ramos – veja aqui
  • Artigo científico “Biorrevelações: testes de ancestralidade genética em perspectiva antropológica comparada” – veja aqui
  • Artigo da revista Galileu com um comparativo entre os testes disponíveis – veja aqui

Compartilhe esse artigo!